sábado, 17 de novembro de 2012

Sobre Pokédex


Sobre Pokédex
Por Yuuta - Dia 17 Nov, 2012.








Jogo de Estampas Ilustradas Pokémon Online

A Pokédex ou Poké-Agenda é uma ferramenta usada por treinadores para eles obterem informações sobre os Pokémon que estes encontrarem durante sua jornada. O Professor Carvalho foi o responsável pelo seu desenvolvimento e o Professor West Wood V é quem escreve os textos dos Pokémon. É provável que a ideia da criação da agenda seja dele, já que ele mostrou ela ao Professor Carvalho quando ele era criança em jornada, gerando assim um paradoxo (Como por exemplo, Marty McFly que tocou Johnny B. Goode com o primo de Chuck Berry em De volta para o Futuro).

A Pokédex sofre constantes atualizações, já que a cada momento é descoberto um novo Pokémon. Existem dois tipos de Pokédex: a Regional, que varia de região para região e a Nacional, que engloba todos os Pokémon descobertos até o momento de seu ''lançamento''. Além de possuir informações gerais sobre o Pokémon, a Pokédex fornece informações acessórias, ou seja, que são apenas complementos da informação principal.

A Pokédex também dispõe de textos, chamados de entradas, diferentes para Pokémon de mesma espécie, como no exemplo abaixo, da entrada de Voltorb:

1ª Geração

''Voltorb são geralmente achados em usinas geradoras. São confundidos com Poké-Bolas, e têm explodido em muitas pessoas''.

5ª Geração

''Ele parece com uma Poké-Bola. São perigosos por eletrocutarem ou explodirem pessoas apenas por serem tocados''.

Isso demonstra que, com as atualizações da Pokédex, algumas informações são reformuladas, tendo novas descobertas adicionadas ou sendo simplificada por um novo recurso da Pokédex. Embora mais moderna, a atualização da Pokédex da quinta geração não contém todas as informações que são vistas na entrada do mesmo Pokémon em Sapphire, na terceira Geração:

5ª Geração

''Ele parece com uma Poké-Bola. São perigosos por eletrocutarem ou explodirem pessoas apenas por serem tocados''.

3ª Geração (Sapphire)

''Voltorb é muito sensível - ele explode no menor choque que o atinja. Existem rumores que este Pokémon foi criado após uma Poké-Bola ser exposta a vibrações de energia''.

Além de informar o treinador sobre os Pokémon, a Pokédex também serve como uma identidade como visto no segundo episódio. Cada Pokédex é única de cada treinador e não pode ser reposta por uma igual, como vemos na apresentação de Dexter, Pokédex de Ash, para a Oficial Jenny:

''Eu sou Dexter, uma Poké-Agenda programada pelo Professor Carvalho para o treinador Ash Ketchum da cidade de Pallet. Minha função é fornecer à Ash informações e avisos sobre os Pokémon e seu treinamento. Se for perdido ou roubado não poderei ser reposto''.


Funções da Pokédex

A cada região a Pokédex é atualizada, contendo mais informações de cada Pokémon. Sua principal função é catalogar todos os monstrinhos existentes. No entanto, a Pokédex não se limita somente a isto, ela dispõe de um grande banco de dados que pode ser atualizado a qualquer momento, e podendo vir com novas funções após a atualização. A cada nova geração, é introduzido no mínimo uma nova função da agenda.

Na 1ª Geração

A primeira Pokédex conhecida dispunha de informações muito simples, com entradas curtas. Esta Pokedex, poderia dizer a área onde o Pokémon se encontra, com algumas exceções, entre estas, Pokémon encontrados na Cerulean Cave. Esta Pokédex podia mostrar o grito de cada Pokémon. No seu banco de dados estão armazenados 151 Pokémon. O Professor Carvalho em seu laboratório pode verificar quantos Pokémon o usuário da Pokédex encontrou. Em Yellow, um novo recurso permitia que o jogador pudesse imprimir as entradas dos Pokémon.
Na 2ª Geração

Esta nova Pokédex introduziu somente um novo recurso - a pegada do Pokémon. Por incrível que pareça, nem todos os Pokémon tem sua própria pegada, o que pode dificultar uma busca a ele. Esta Pokédex introduziu mais 100 Pokémon, totalizando 251, ela foi a Pokédex que menos introduziu Pokémon.

Na 3ª Geração

A terceira geração não trouxe mudanças nas entradas dos Pokémon já existentes. No entanto, ela introduziu novas funções, como a possibilidade de identificar o local dos Pokémon pescados. A terceira geração também introduziu uma seção na Pokédex, um comparativo entre o tamanho do Pokémon e o do treinador. O banco de dados teve adição de mais 135 Pokémon, totalizando 386.


Além do modelo de Hoenn, com os Remakes, a Pokédex de Kanto foi atualizada drásticamente. Com um novo visual, a Pokédex agora mostra o(s) tipo(s) do Pokémon. Também agora pode-se ver o Sprite do Pokémon em uma tela separada. Em geral, as entradas não mudaram em relação às gerações anteriores.

Na 4° Geração
As Pokédex de Sinnoh introduziram muitos novos fatores, entre estes a utilização das duas telas do DS. Ela diferencia os períodos do dia e o habitat do Pokémon de acordo com o clima. Esta agenda também mostra as diferenças entre os gêneros dos Pokémon. A opção de alterar a voz do Pokémon em Loops sonoros além de outros aspectos foi introduzida. A maior revolução desta Pokédex é a possibilidade de analisar o Pokémon e dizer os ataques que este sabe, é desta maneira que Paul escolhe seus Pokémon. Esta Pokédex adicionou ao banco de dados 107 Pokémon, totalizando 493.


Com os novos remakes, a Pokédex de Johto foi atualizada com um novo design. Esta nova Pokédex mantém os mesmos recursos antigos, com exceção dos gritos dos Pokémon e também foi definido um padrão comum para tanto os Pokémon de terra quanto os achados na água. Esta Pokédex vem com um design da tela de classificação nunca visto antes, em ícones ao invés de listas. Ela aparenta ter um Stylus em sua lateral já que ela usa o sistema Touch Screen.

Na 5ª Geração
A Pokédex de Unova age de maneira parecida com a de Sinnoh quanto à organização da classificação - listas ficam à direita e os sprites dos Pokémon à esquerda. A geração trouxe atualizações nos recursos de localização dos Pokémon, agora além de terra ou água, os mapas também mostram as estações do ano em que o Pokémon é achado. Esta Pokédex mostra a forma Shiny dos Pokémon se o jogador já os viu nesta forma. A Pokédex faz análises em todos os lados do Pokémon, mostrando sequencialmente a frente, os lados e as costas dos Pokémon. A agenda dispõe de um sistema de pesquisa de Pokémon avançado, que inclui entre outros fatores sua letra inicial e tipo. Em Black 2 & White 2, após o jogador ter visto todos os Pokémon de uma rota, a mesma será marcada com uma Poké-Bola, indicando que não há Pokémon não vistos ali.

                                                        Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário